Grupo União Contábil

Lucro Real: como enquadrar minha empresa nesse regime? - Grupo União Contábil

  • Home
  • Lucro Real: como enquadrar minha empresa nesse regime?

Lucro Real: como enquadrar minha empresa nesse regime?

fevereiro 2, 2023 Grupo União Comments Off

Um dos primeiros passos na abertura de uma organização é a escolha do regime tributário, que pode ser o lucro real. É uma escolha que afeta todo o planejamento empresarial e é crucial para a saúde financeira do negócio.

Um regime tributário é um conjunto de leis que determinam como uma empresa deve pagar seus impostos obrigatórios. Existem três regimes tributários: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional.

Por diversos motivos, o Lucro Real faz parte de uma pequena fração das empresas se comparado a outros regimes tributários. 

É considerado o esquema mais complexo. Apesar de sua complexidade, vantagens e desvantagens, esse modal é um dos mais importantes do Brasil.O mais importante nesse momento é: o sistema deve ser escolhido baseado no que a empresa vivenciou.

Ou seja, com base em um plano de negócios, que deve ser realizado em conjunto com um bom planejamento.

Isso permitirá evitar o pagamento de taxas e impostos muito altos que podem levar ao fechamento das portas da sua empresa.

Se você quer entender melhor o que é e como funciona o Lucro Real, continue lendo este post para descobrir.

Lucro Real: conheça a definição

É um regime de tributação em que se apura o Imposto de Renda PJ e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido de uma organização.

É realizada no lucro real que esta empresa teve durante o período de apuração, são ajustados para despesas adicionadas e/ou excluídas.

Isso significa que quanto maior a lucratividade, maior será o valor do imposto que precisa ser pago.

Mas o inverso também se aplica, ou seja, se não houver lucro ou a empresa tiver prejuízo, fica isenta do pagamento de alguns  impostos no período determinado.

Lucro Real: quem pode optar?

As organizações devem optar pelo regime de lucro real devido à atividade exercida ou se tiverem faturamento superior a R$ 78 milhões.

Devendo optar por esta modalidade as organizações destes segmentos:

  • As instituições bancárias, inclusive as independentes, aquelas relacionadas ao crédito, as instituições de seguros, os fundos de pensão e instituições de crédito mobiliário;

– As organizações com receitas de lucros e fluxos de capital com origem estrangeira;

-As organizações que checam as atividades de compra de direitos creditórios em decorrência da venda de créditos ou prestação de serviços;

– As organizações com benefícios fiscais,

Assim como  todas as que se enquadrem no referido setor de finanças ou do faturamento, mas importa referir que qualquer empresa pode cumprir voluntariamente o regime.

O objetivo é garantir que todas as obrigações fiscais estejam corretas para poderem enquadrar-se neste regime. 

Se a sua empresa atende os pré-requisitos para se enquadrar no lucro real, você  pode contar com a nossa ajuda do grupo união  para isso.

Conclusão 

O Lucro Real pode trazer diversas vantagens em diversas situações, embora você não seja obrigado a seguir esse regime. 

Porém, é de extrema importância conhecer as possíveis alterações e detalhes desse regime, pois o valor dos impostos variam conforme o lucro apresentado.

Querendo saber mais sobre como escolher a melhor tributação? O grupo união  pode ajudar!