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Como reduzir os erros na folha de pagamento?

fevereiro 6, 2023 Grupo União Comments Off

É muito comum ocorrer erros na folha de pagamento, seja por falta de informação ou por má administração. 

No entanto, esses erros podem trazer uma série de prejuízos não só financeiros a empresa como também resultar em processos trabalhistas. 

Investir em uma boa gestão para elaborar a folha de pagamento da forma correta, é a maneira de reduzir gastos e ainda manter a legalidade do empreendimento. 

Confira neste artigo como reduzir os erros cometidos na folha de pagamento. 

Folha de pagamento: o que é?

A folha de pagamento é um documento onde são comprovados todos os valores devidos aos colaboradores de uma empresa.

Conhecido também como holerite, o documento é um extrato de pagamento da remuneração de um funcionário onde constam os valores bruto e líquido (sendo o valor final já com os descontos).

Neste importante documento, são especificados os valores de cada benefício que o funcionário tem direito como:

  • Férias;
  • Adicional noturno;
  • Convênio médico;
  • Prêmio;

No entanto, também consta na folha de pagamento todos os encargos descontados como o INSS, FGTS e IRPF.

Qual a importância deste documento?

Elaborar corretamente a folha de pagamento é de suma importância para garantir a legalidade e principalmente a segurança do negócio. 

Uma folha de pagamento feita da forma correta pode evitar processos trabalhistas, pagamento de impostos indevidos e a organização do fluxo de caixa.

 E ainda garantir que todos os direitos e descontos dos colaboradores estejam feitos corretamente. 

Aprenda como evitar erros na folha de pagamento

Existem diversas circunstâncias que podem acarretar erros na folha de pagamento, e, como consequência, pagar multa e retificar as informações junto à SPED.

No entanto, há várias formas que a empresa pode executar para minimizar os erros nos processos internos do PD. Confira abaixo alguns:

1-Escolha da equipe

O primeiro passo é garantir que a equipe envolvida nas atividades de folha de pagamento esteja engajada, ou seja, alinhada aos objetivos da empresa.

Dessa forma, é fundamental proporcionar um bom ambiente de trabalho, bem como capacitar os profissionais a exercerem as atividades com eficiência. 

2-Faça um planejamento

Após a escolha da equipe, é necessário fazer um planejamento de como serão efetuadas as atividades. Isto é, categorizar em uma lista de prioridades. 

Dessa maneira, todos usufruem bem do tempo e desempenham tranquilamente suas atividades. 

3- Acompanhar a legislação

Como bem sabemos, a legislação trabalhista sempre passa por diversas mudanças. Por isso, é primordial acompanhar de perto toda e qualquer alteração na lei.

4- Invista em tecnologia

A automatização dos processos já se mostrou ser uma poderosa ferramenta não só pela facilidade quanto pela otimização do tempo. 

Investir em tecnologia significa trazer melhorias e bons resultados ao negócio. 

Conclusão 

Erros, divergências ou falta de informação no setor de DP podem acontecer. No entanto, é importante que tais situações sejam evitadas para minimizar os prejuízos para a empresa. 

Para ajudar o seu negócio  a obter os melhores resultados seguramente, você pode contar com a Assessoria trabalhista do Grupo União Contábil.